É muito difícil manter e fazer amizades

As pessoas são burras. Esperam mais do que deveriam umas das outras. Começam a atribuir responsabilidades à seus próximos dentro de suas mentes sem nem mesmo avisá-los.

Agindo assim sempre se decepcionam, pois seus “amigos” certamente falharão em seus testes. Eventualmente uma pessoa trairá, negará ajuda ou faltará à presença quando mais necessário e esperado. É justamente quando se mais precisa e se espera pelos outros, que eles se abstém.

Ai está o grande erro. O primeiro grande erro da humanidade.

Uma das melhores lições de Jesus é essa, que até mesmo o próprio filho de Deus será traído e negado por seus mais próximos. Até mesmo ele, que operou vários milagres na frente de todos, provou e convenceu várias pessoas sobre suas idéias e patentes divinas, se viu sozinho em seus momentos finais.

Todos seus discípulos fugiram no momento de sua prisão. Jesus, claro, com muita elegância, previu e fez menção à esses fatos para que todos escutassem e todos negaram a realidade, até que ela se apresentou imponente e real bem na frente deles.

Não importa se tudo isso era verdade ou mentira, se aconteceu ou não, a reflexão do exemplo é gigante. Mesmo que nada disso tenha acontecido, e não passe de pura ficção, o exemplo é tão real e atual quanto esse texto.

Se traíram e negaram até o próprio filho de Deus, por que não hão de trair você, humano comum e sem graça?

Não se iluda pensando que é diferente, porque não é. Não és nem filho de deus, nem deus, nem semideus. És humano, torto, errado e  com memória fraca.

Irá por certo esquecer a ajuda que teu amigo te deu e negar-lhe quando esse mais precisar e esperar por ti. Irá trair àqueles que são mais fieis a ti.

Por isso digo, tente retribuir àqueles que te despertam gratidão, o mais rápido possível, para que no futuro, quando vier a negá-los ou traí-los, sinta-se menos culpado em sua consciência. E tente sempre lembrar, quando começar a sentir que está sendo lesado, traído ou deixado para trás que a culpa é somente sua.

O segundo grande erro da humanidade é buscar no outro aquilo que falta em si mesmo.

A culpa é sua pois você esperou mais do que deveria daquela pessoa. Você a transformou em condição necessária e suficiente para a sua felicidade, sucesso e bem-estar. Ah! Jovem gafanhoto, como erras bravamente! Você é o único e verdadeiro culpado da sua ruína, da sua solidão e do seu fracasso.

Se a amizade acabou, a culpa é sua, que esperou demais daquela pessoa e acabou se decepcionando em vão, ou não deixou claro o que ela poderia esperar de você, assim decepcionando-a.

Se o relacionamento acabou, a culpa é sua. Que ao esperar mais do que poderia daquela pessoa: atenção, fidelidade, amor recíproco, foi incapaz de suportar a convivência afetiva por intolerância à natureza desse alguém.

A culpa do fim do relacionamento é sua, por idealizar uma personalidade e uma moral que fogem a natureza real daquela pessoa a qual se relacionou. Da mesma forma a culpa continua sendo sua caso você não tenha conseguido deixar transparente — ou esconder por completo (o que é o que muitos tentam fazer) — sua verdadeira natureza e princípios, não deixando claro o que pode e o que não pode ser esperado de você.

Por isso policie-se. Observe se não está dando responsabilidade demais aos outros, quando na verdade deveria dar a si mesmo.

O único responsável pela sua felicidade é você mesmo.

Anúncios
Standard

2 thoughts on “É muito difícil manter e fazer amizades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s