A respiração

Ao meditar tento concentrar-me na respiração. Quando estou sentindo que minha mente se perde em pensamentos, inicio um exercício de quatro fases.

Na primeira inspiro e sinto toda alegria do meu corpo ao receber o ar e usá-lo, inflando meu tórax. Na segunda, seguro esse ar e por isso meu corpo começa a reclamar e o que era tão benéfico começa a se tornar venenoso dentro de mim. Seguro até ficar quase insuportável e dai segue a terceira fase.

Expiro todo ar que me sufocava e meu corpo regojiza de prazer e alívio, estava eu a cometer o pecado do apego. Apego ao ar que foi tão útil e agradável, mas que agora não me pertence mais e como num passe de mágica se transforma em algoz de minha ruína enquanto me prendo à ele.

No quarto passo, cometo outro pecado, ao me negar o ar essencial para a vida e dessa maneira crio um estado de alerta e desespero por todo meu corpo que se torna tão insuportável a ponto de me forçar à voltar para primeira fase, agora muito mais satisfatôria e prazerosa do que jamais foi antes, meu corpo agradece em toda sua extensão ao milagre da respiração e finalmente estou acordado novamente.

Isso me faz refletir sobre o processo de respiração, que se repete a todo instante de minha vida e nunca percebo tal aventura.

A inspiração e a expiração são a antítese uma da outra, porém não existem em solidão. Não é possível gozar apenas de uma das duas. São completamente opostas, porém essenciais uma a outra. Juntas formam uma coisa só, a respiração. São finalmente, apenas um.

Essa dança sagrada se repete ao longo de nossa vida e não percebemos, e nela repousa o segredo da vida.

Como yin e yang, o bem e o mal, o quente e o frio, o certo e o errado, inspiração e expiração caminham juntas em perfeito balanço, uma média perfeita, o caminho do meio, o equilíbrio.

Sempre que tenta-se agarrar à um dos lados há dor e sofrimento.

Standard

Deixe uma Resposta

