Intenção

Pode ser apenas uma leitura equivocada, baseada apenas em uma rápida visualização deturpada pela minha mente criativa, mas acabo de relacionar dois eventos notórios que vivi.
Eu lembro de um dia em que um cara trouxe um bolo de pote—ou algo do tipo—em um isopor e ficou right across da tia que vende lanches na área de convivência na UFC, meio que encarando ela e desafiando, com um olhar de culpa misturado com coitadismo, clamando pelo lugar, com uma certa revolta e zero de comunicação diretamente verbal. Zero empatia, zero abertura.
Claramente se via uma tensão no ar, o que é muito nocivo para os negócios, tratava-se de um ambiente hostil para o comércio. A atmosfera do local estava pesada e o olhar e intenção do recém-chegado vendedor não eram nada convidativos.

Relacionando isso com o que ouvi hoje do atendente da Tabacaria, que reportou uma perspectiva diferente sobre concorrência, onde ele declara que existe uma clara diferença entre as intenções das iniciativas de negócios e que isso faz todo a diferença, acredito que ele tenha certa razão.
Há os que entram no mercado para ferir os concorrentes, só de mal, com a intenção de quebrar os outros, e há aqueles que se dispõem apenas à tentativa de vender um produto por um preço competitivo e à conquista de uma fatia do mercado, com a intenção de adquirir uma renda extra.
Tudo parte da intenção, e ela se reflete nos produtos, no ato da venda e na satisfação das partes envolvidas no negócio.

Existem muito mais variáveis envolvidas nos processos de interação humana do que os que pairam sobre nossos olhos e permeiam nossa percepção; Faz-se necessária uma sensibilidade aguçada para perceber tais nuances, e antes de mais nada boas intenções, boa conduta, boa índole e boa vontade. Pois, por mais que tente-se esconder, não é possível impedir que tais sinais exalem pelos poros da alma.
Seguir a intuição é essencial e confiar nos sentimentos é a porta para um negócio prospero. Tais mecanismos, apesar de não estarem totalmente mapeados em nossa consciência lógica, foram desenvolvidos dentro de nós durante anos e anos e representam quem nós somos e o que funciona ou não funciona pra gente.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s