Vagabundeando

Esse trecho foi extraído do livro Vagabonding de Rolf Potts, até agora não-traduzido para o português.


Há uma história que vem da tradição dos Padres do Deserto, que viviam nas terras abandonadas do Egito cerca de 1700 anos atrás. No conto, dois monges chamados Theodore e Lucius compartilharam o desejo agudo de sair e ver o mundo.
Uma vez que eles tinham feito votos de contemplação, no entanto, isso não era algo que eles podiam fazer. Então, para saciar o seu desejo de viajar, Theodore e Lúcio aprenderam a “zombar de suas tentações”, relegando suas viagens para o futuro. Quando o verão chegou, eles disseram um ao outro: “Sairemos no inverno.” Quando o inverno chegou, eles disseram: “Sairemos no verão.” Eles continuaram assim durante mais de cinquenta anos, nenhuma vez deixando o mosteiro ou quebrando seus votos.

A maioria de nós, é claro, nunca tomou tais votos — mas escolhemos viver como monges de qualquer maneira, enraizando-nos a uma casa ou uma carreira e usando o futuro como uma espécie de ritual falso que justifica o presente. Desta forma, acabamos gastando (como Thoreau diz) “a melhor parte da vida ganhando dinheiro, a fim de desfrutar de uma liberdade questionável durante a parte menos valiosa da mesma.”
Adoraríamos largar tudo e explorar o mundo exterior, dizemos a nós mesmos, mas o tempo nunca parece certo. Assim, dada uma quantidade ilimitada de opções, escolhemos nenhuma. Fixando-nos em nossas vidas, nos tornamos tão obcecados em nos segurar às nossas certezas internas que esquecemos porque as desejamos em primeiro lugar.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s