Todos homens são homens dentro de si. Mesmos problemas, mesmos defeitos

Steven Pressfield deu uma dica no blog dele que não saiu da minha cabeça. Ele indicou a criação de uma lixeira destinada à blocos de textos que, quando durante a revisão do texto, forem identificados como fora de contexto, sem nexo, repetitivos, chatos, complexos demais, enfim… qualquer bit of text que comprometa o flow do leitor, devem ser depositados lá. Não são apagados, mas ficam no cemitério.
Durante a semana, minha professora de TCC me deu a mesma dica:
— Apaga mesmo!
O mais difícil é me desapegar das minhas próprias produções.

Esses dias eu tava vasculhando o arquivo do Google Drive e encontrei por lá um slide que eu tinha feito pra uma disciplina de inglês acadêmico sobre beleza.
Me surpreendeu lembrar das regras que eu tive que seguir pra dissertar sobre aquilo ali, e como eu acabei me embananando e não transmitindo clareza nenhuma quando quis enxugar muita informação em pouco tempo, resultando numa apresentação cheia de conteúdo, muito dele irrelevante, para um tempo muito curto.
Se eu tivesse seguido o princípio da revisão crítica com cortes e ensaios, talvez tivesse conseguido um resultado melhor.

O bom é que eu até me empolguei com o projeto. Lembrei de um documentário interessante sobre o tema, tentei trazer vários pontos de vista diferentes, visões filosóficas, funcionais, opiniões diversas, uma conclusão cabeça e tal… mas acabei procrastinando, não dedicando muito tempo, pulando etapas e fazendo um trabalho medíocre.
Mas mesmo assim o trabalho tá lá guardado e quero que ele fique lá pra sempre. É como um filho, não consigo simplesmente apagar e esquecer. Está no meu cemitério.

Just like my TCC.
Então, eu tenho um problema com commitment.

Standard

Deixe uma Resposta

