A desvantagem de gerir um negócio ilegal no Brasil

Tudo é ilegal nesse país. Só se torna legal a partir do momento que eu estiver doando todas minhas receitas pro governo através de impostos. Só se torna legal a partir do momento que eu começar a cumprir tantos regulamentos e exigências a ponto de ficar impossibilitado de trabalhar e ter lucro. Só se torna legal a partir do momento que eu registrar em cartório minha escravatura com o governo.

Eu ganho 550 reais por mês com uma internet compartilhada improvisada, que aparentemente é ilegal e pode me colocar na cadeira. Desses 550, 130 pagam o provedor, outros 40 a energia, tirando o aluguel, e os custos ocasionais… É praticamente um negócio de subsistência.
Mesmo assim, o provedor de internet pode cortar a net a qualquer momento, me denunciar pra Anatel e a polícia pode bater na minha porta e apreender tudo e ainda me levar preso.
Esse é o Brasil, você investe, se esforça, gasta horas naquilo, receber um lucro ínfimo e ainda tem que viver em constante alerta por que as “leis” desse pais só servem pra te fuder.

De vez em quando eu vacilo com essa rede, digo que não gosto, mas agora que estão ameaçando tirá-la de mim, tô começando a dar valor. Foi assim com o computador, com a namorada e agora com a gatonet.

As vezes penso que o ideal seria se eu conseguisse vender essa piratinha, mas não sei como. Agora nem penso mais nisso…
É um negócio com baixo lucro, sem paixão, e muita dor de cabeça.
Mas como tudo nesse vida, eu acabei criando um afinco com ele.

O verdadeiro valor de um negócio está em seus clientes.

Tudo nessa vida é aprendizado. E as vezes é preciso sofrer mesmo, apanhar, cair pra aprender a levantar.
Estou aprendendo a reclamar menos e trabalhar mais. Me dedicar mais. Parar de achar que as coisas estão ruins como estão e começar a agir para mudá-las.

Standard

One thought on “A desvantagem de gerir um negócio ilegal no Brasil

Deixe uma Resposta

