Introdução à Ética – Clóvis de Barros Filho

Por que estudar o pensamento antigo?
Por que ele é atual também. Se existe alguma coisa que caracteriza inequivocamente a sociedade pós-moderna é que ela é uma mistura de pensamentos.

Alasdair MacIntyre, livro The Virtue, uma simples atualização do pensamento aristotélico.

A filosofia antiga não começa na Grécia.
Começa na Ásia Menor, que fazia parte da Grécia.
Os primeiros filósofos eram Turcos, na nomenclatura contemporânea.
Habitantes de uma região chamada Jônia, portanto eram chamados de Jônios.
Eram predominantemente habitantes da cidade Mileto, portanto eram os pensadores de Mileto.
O primeiro desses pensadores tinha o nome de Tales, que cansou de ser chamado de Tales de Mileto.
Anaximandro, Anaxágoras.
São chamados nos manuais de filosofias de pré-socráticos.
Uma nomenclatura infeliz.
Pois quando se diz que esse que veio depois, você pode inferir que ele foi influenciado pelo anterior;
Mas quando se diz que veio antes, essa informação é completamente idiota.

E daí? As reflexões que esses caras faziam não tem nada a ver com o que Sócrates poderia pensar.
O pior, até mesmo a informação cronológica é falsa, porque muitos dos ditos pré-socráticos são contemporâneos ou posteriores.

Qual a intenção dessa nomenclatura? Exaltar à Sócrates.
Existe uma forma de construção da história do pensamento que busca legitimar alguns em detrimento de outros.
Pré-socráticos é uma forma de colocar num penico tudo que veio antes. Que pelo contrário é finíssimo.

Dizem que ele caiu de um precipício olhando pro céu, o que ajuda a criar o estereótipo de filósofo distraído.
Mas que ficou rico prevendo um eclipse: que investia na bolsa.

Tales dizia: por detrás das singularidades, existe uma unidade de matéria. Uma matéria fundamental. Tudo que você vê com uma aparência muito diferente é derivado da mesmo coisa.
A mesa é diferente da cadeira, mas no final elas são feitas da mesma coisa.
Existem formas diferentes da apresentação da matéria, mas a matéria é uma só.
Esse princípio fundamental da matéria, era chamado em grego de Arche.
Tales dirá que como resposta de qual é esse princípio fundamental é a água.
Haverá quem diga que é o fogo, o ar, uma substância indefinida.

O que importa é a pergunta. Por detrás da complexidade aparente, existe uma unidade fundamental.
Preocupação de reduzir o aparentemente plural numa unidade constitutiva fundamental é uma preocupação teórica que não abandonará o homem nunca mais.
Todas as iniciativas de construção de sistemas de pensamento buscam oferecer para a aparente diversidade do mundo, uma explicação fundamental.
Desde de Tales, tudo vem da água.

Ninguém sabe se existe um fulano chamado Pitágoras.
A escola pitagórica surge na Itália, também magna Grécia.
Aparentemente não tinha um cara, era espécie de máfia, uma organização.
Pitágoras foi o primeiro a afirmar que o homem é constituído de corpo e alma.
Isso tem até uma importância decisiva na história do pensamento até hoje, o papa Francisco falou disso.

Até hoje, quem primeiro afirma isso é a turma de Pitágoras.
Eles propunham para purificar a alma, não comer feijão.
Se você tira Pitágoras e põem doutor Duncan, tira escola de Pitágoras e põem, Columbia University e tira feijão e põem carboidratos, você tem a atualização perfeita da dieta de Pitágoras.

Você não purificará a alma se você não sair da cama pelo lado oposto ao que você se deitou.
Jamais vestir o sapato na mesmo ordem que você tirou o sapato.
Esse cara é um alucinado.
Mas esse mesmo cara que diz que a hipotenusa é soma dos quadrados dos catetos. E isso funciona.
Você vai na livraria e vê os sete hábitos do homem eficaz e você pega os pitagóricos e você vê que eles falam sobre cama e sapato…

Existe uma preocupação comum quatro séculos antes de cristo e hoje.
Que tipo de necessidade psicológica está por trás da identificação desse procedimento bom para qualquer um, que contamina desde o pensamento pitagórico até a auto-ajuda contemporânea?

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