Organização de estudo

Para estudantes de instrumentos de cordas.

Seis itens primordiais: conhecimento do braço, técnica, harmonia, improvisação, leitura e repertório.

Conhecimento do braço:

Saber as notas, conhecer o braço do instrumento, mapeamento do braço em termos de escalas, arpejos e acordes.
Escalas diatônicas: maior, menor natural, harmônica e melódica.
Simétricas: diminuta e tons inteiros.
Modos: gregos (gerados pelas notas naturais), modos gerados pela menor harmônica, modos gerados pela menor melódica.
Pentatônicas: maior e menor.
Blues: maior e menor.

Pensar as escalas em números, ou seja graus.
O grau é a função da nota.

Arpejo é tocar as escalas em terças: fundamental, terça, quinta e sétima.
É como tocar acordes melodicamente.

Pensar os acordes em números.

Técnica:

palhetada alternada, sweeps e ligados.

Harmonia e improvisação:

Harmonia: Entender a função dos acordes, rearmonizar.
Improvisação: Desenvolvimento dos motivos, inter-relacionamento entre acordes e escalas, desenvolver um solo.

Saber como usar acordes e escalas: como fazer música com eles.

Leitura:

Diário, 5 à 10 minutos.

Repertório:

Um pouco abandonado pela maior parte das pessoas.
Você sabe tocar uma música inteira?

Composto de músicas que você sabe tocar em várias tonalidades se preciso, sabe a melódia pura, conhece a harmonia, fez estudos de rearmonização, consegue tocar melódia e harmonia ao mesmo tempo (chord melody).

Isso é saber uma música.
Faz-se empilhando: aprende uma após a outra.

Estudos mecânicos vs estudos criativos:

Mecânicos: leitura, escalas, arpejos e técnica.
Trabalhar com timer de 3 a 5 minutos.

Criativos: harmonia, acordes, improvisação e repertório.
Demandam mais tempo.

Se você tem uma hora, divida 20 minutos para mecânicos e 40 para criativos.

Use sempre um timer e um metrônomo.

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